No dia 4 de dezembro de 2021, a Praça Princesa Isabel virou pista de dança e cinema para as pessoas em situação de rua. O projeto Cinema Popular Amalgamar exibiu uma série de curtas nacionais, além de promover o movimento Hip Hop, criando um espaço provisório cultural ao céu aberto.
As crianças foram as que mais interagiram, participando das atividades de dança Break e dança Afro, além de brincarem e desenharem, estimulando habilidades artísticas nelas. Um quadro branco ficou disponível para mensagens e artes de conviventes da praça, como esta frase: “3 coisas não dá para esconder, o Sol, a Lua e a Verdade.”
Foram distribuídos kits de higiene e pipoca à vontade para acompanhar os filmes.
O foco desse projeto é combater a exposição à fome, a vulnerabilidade econômica e violências agravadas pela pandemia e o aumento exponencial do número de pessoas e famílias inteiras morando na rua.
Chamamos atenção nesta ação para o Dezembro Vermelho e o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, com acesso à informação nas unidades móveis dos centros de Cidadania LGBTQIA e agentes de formação comunitária da cidade de São Paulo.
Essa ação foi produzida pela Organização Social Amalgamar em parceria com a Movimentar Produções, com apoio da SPcine, da Secretaria Municipal de Cultura, Coordenação Municipal de Políticas LGBTI - Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria Estadual de Justiça, Sesc Bom Retiro, Casulo, Festival Taturana de Cinema, Festival do Minuto, Festival Mix Brasil e Cruz Vermelha.
#cinema #cinemapopular #hiphop #arte #poprua #cultura #afeto #direitoacultura #cidadania #moradia #dezembrovermelho