Dezembro Vermelho: Você sabe a diferença entre HIV e AIDS?
04/12/2023

Dezembro Vermelho: Você sabe a diferença entre HIV e AIDS?

por: Guilherme Barbosa


 


Com o início do último mês do ano, a campanha Dezembro Vermelho começa a vigorar em todo o território nacional. A proposta do movimento é discutir a prevenção da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e prestar apoio às pessoas que vivem com HIV. A doença foi responsável por uma das maiores e mais mortais crises de saúde da era moderna. Hoje, o vírus está totalmente controlado, e no Brasil, o tratamento é amplamente difundido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de maneira gratuita.


 


A Lei nº 13.504, de 7 de novembro de 2017, institui a campanha internacional contra o HIV/Aids em todo o território nacional. A data de 1º de dezembro remonta a 1988, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou sua primeira campanha mundial de combate à Aids. Desde então, o assunto é amplamente debatido com a finalidade de informar e orientar sobre cuidados para frear a disseminação do vírus. No entanto, um dos maiores desafios que as pessoas que vivem com HIV enfrentam hoje é o estigma social e o preconceito.


 


Afinal, qual a diferença entre o HIV e Aids? Apesar de estarem correlacionados, quem vive com HIV não necessariamente desenvolve Aids. 


 


O vírus do HIV entra no corpo humano através do contato direto com fluidos corporais, como sangue, sêmen, secreções vaginais e leite materno. As principais formas de transmissão incluem relações sexuais sem uso de preservativos, compartilhamento de agulhas contaminadas e de mãe para filho durante o parto ou a amamentação. Após a exposição ao vírus, ele se instala e atinge diretamente o sistema imunológico, em particular as células CD4, que protegem contra infecções. 


 


A partir do contato, o vírus do HIV pode progredir, e se não for tratado, pode levar a Aids. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é caracterizada por uma deterioração significativa do sistema imunológico, com a considerável queda no CD4 o corpo se torna vulnerável a qualquer tipo de infecção e certos tipos de câncer que podem levar à morte. 


 


Portanto, é importante esclarecer que nem toda pessoa que vive com HIV tem Aids.


 


Em síntese, o HIV é o vírus que entra no corpo humano, causando a infecção inicial, e a Aids é a condição que se desenvolve quando o HIV não é tratado, atingindo um estágio avançado e comprometendo severamente o sistema imunológico. 


 


Atualmente, com os avanços da medicina, o tratamento antirretroviral conseguiu alcançar uma replicação mínima do vírus, próxima a zero. Assim, uma pessoa que vive com HIV e toma suas medicações corretamente tem sua carga viral reduzida a níveis muito baixos, tornando praticamente impossível a transmissão do vírus para outra pessoa. Isso permite que as pessoas que vivem com HIV se relacionem e vivam suas vidas de maneira saudável.


 


O Ministério da Saúde utiliza da campanha I=I (intransmissível é igual a indetectável) para tentar barrar a disseminação do pensamento que relaciona pessoas que vivem com HIV a Aids. 


 


Durante o mês de novembro a prefeitura de São Paulo junto a secretaria de Saúde do governo do estado ampliam as campanhas de testagem para o vírus. 


 


Para falar sobre o assunto, a Amalgamar anuncia a 5ª Edição do "Cine na Praça", iniciativa cultural e social que leva o cinema ao ar livre para a região central de São Paulo. A quinta edição do evento acontece no dia 09 de Dezembro, na Praça Júlio Prestes. Com o tema Vírus do Amor, trazendo a pauta do Dezembro Vermelho, mês de debate e conscientização sobre a luta contra AIDS e o apoio às pessoas que vivem com HIV. 


 


Convite Cine na Praça


 


Confira os horários e locais com testagem gratuita:


 


01/12 - Cidade Universitária: Rua do Anfiteatro, 295 - 10h às 15h



  • Testagem de HIV e Sífilis

  • Oferta de Autoteste de HIV e PrEP

  • Distribuição de preservativos e gel lubrificante


 


03/12 - Avenida Paulista, 1919 - 10h às 16h



  • Oferta de Autoteste de HIV e PrEP

  • Distribuição de preservativos e gel lubrificante


 


05/12 -  Escola de Enfermagem Usp: Rua Dr. Eneas de Carvalho Aguiar - 9h às 15h



  • Testagem de HIV e Sífilis 

  • Oferta de Autoteste de HIV e PrEP

  • Distribuição de preservativos e gel lubrificante


 


06/12 - Metrô Sé - 10h às 15h  



  • Testagem de HIV e Sífilis

  • Oferta de Autoteste HIV e PrEP

  • Distribuição de preservativos e gel lubrificante


 


07/12 - Metrô Brás - 10h às 15h 



  • Testagem de HIV e Sífilis

  • Oferta de Autoteste de HIV e PrEP

  • Distribuição de preservativos e gel lubrificante 


 


Estas e outras ações podem ser conferidas na página oficial da Secretaria de Saúde de São Paulo: https://www.saude.sp.gov.br/centro-de-referencia-e-treinamento-dstaids-sp/crt/?fbclid=PAAaY2UBAdv8CU9gGgvt9q9IggGYqNhLAwUpqGFloys4lLO3RbXusE938lPqI_aem_Ac_Arr_rIiIvklWwLwI7XObPttEcfs5x2qpAnXt5zvp680fyhJqY8CN_MK0Zsbo72mY


 

VER TODAS AS NOTÍCIAS
Amalgamar - Diversidade em Prática
Amalgamar
os@amalgamar.org
Youtube Amalgamar
Spotify Amalgamar